Pharaoh Hound

domingo, 25 de julho de 2010 | Published in | 0 comentários

O pharaoh hound, também conhecido como cão do faraó ou podengo do faraó é descendente dos antigos cães caçadores representados nos hieróglifos e pinturas dos antigos egípcios. Este cão, possui uma grande semelhança com algumas das representações do deus egípcio “Anúbis” e, conta-se que o próprio faraó Tutankamon possuia um pharaoh hound, chamado Abuwitiyuw, como companheiro. Estes cães egípcios acabaram se espalhando pelo mediterrâneo, levados em embarcações fenícias antes do declínio da civilização egípcia. Alguns destes cães permaneceram isolados na ilha de Malta, onde foram criados e adimirados como excelentes caçadores de coelhos até os dias atuais. Em 1979 Malta declarou o Pharaoh hound como “Cão Nacional de Malta” e cunhou moedas de prata comemorativas com o rosto de um cão da raça estampado.

O pharaoh hound é um cão veloz e ágil, excelente caçador, dono de excelente audição, olfato e visão. É aparentado com o ibizan hound, com o qual compartilha suas origens e a incrível aptidão para o salto, pharaohs são excelentes saltadores e devem viver em casas com muros altos por precaução e segurança do próprio cão.

Foto pharaoh hound 2

Cães desta raça são muito afetuosos, carinhosos, brincalhões, adoram crianças e são companheiros maravilhosos, dentro de casa, gostam de ficar sobre os sofás e almofadas sempre que possível. Estes cães são ativos e alegres, muito limpos e possuem pouco cheiro. Pharaoh hounds são cães de temperamento independente e, por isso mesmo, são pouco obedientes, mas são muito espertos e inteligentes.


Cães desta raça gostam de viver dentro de casa, em contato com a família, mas precisam de espaço e exercícios, não sendo considerados boas opções para a vida em apartamento, adoram passear e ter a oportunidade de “esticar as pernas” e, se possível correr. Seu pêlo é muito curto e não exige maiores cuidados, apenas uma escovação regular para remover os fios mortos e manter o pêlo brilhante. Este cão é resistente e saudável, mas como possui pouca gordura no corpo são mais sensíveis a anestésicos e podem ter reações alérgicas a produtos tóxicos, como inseticidas, mais facilmente do que outras raças de cães do mesmo peso.

Foto pharaoh hound 4

Responses

Leave a Response