Lista de Raças - Maltês

sábado, 24 de julho de 2010 | Published in | 0 comentários

 Maltês

O maltês é uma das raças mais antigas do mundo, devido a suas origens remotas, existem muitas teorias contraditórias sobre sua origem. O nome “maltês” ou “Bichon maltês” com certeza vêm da ilha de Malta, mas, embora tenha esse nome, é possível que os malteses tenho se originado na antiga cidade siciliana de Melita na Itália. Alguns sustentam que a raça já existia na costa do mediterrâneo, onde caçava ratos, desde 800 A.C., enquanto outros acreditam que ela exista já desde 4.000 anos A.C. e que teria sido trazido da Ásia por povos nômades até as margens do Mediterrâneo de onde teriam sido espalhados pelos diversos portos e ilhas pelos fenícios. Contudo existe acordo que o maltês sempre foi um cão de companhia por excelência, mesmo quando caçava ratos, esta não era sua principal função.



maltes 2Na antiguidade, atribuíam-se propriedades sobrenaturais aos malteses, acreditava-se que ter um destes cães por perto ajudava a curar doenças e previnia o reumatismo, de modo que já foram muito populares luvas e cachecois feitos com o pêlo destes cães, estes objetos eram portados como amuletos da sorte. De tão apreciados, os malteses eram usados como moeda pelos marinheiros locais, e, acredita-se que foi desta maneira que chegou primeiramente à Europa, sendo trocado em portos por marinheiros vindos do Mediterrâneo. Relatos do século XV já atestam a sua presença na Europa. Seu pequeno tamanho, aliado às suas qualidades como cão de companhia e sua aparência bonita e delicada fizeram dele um grande sucesso entre as damas da corte, sendo que a própria rainha Maria Stuart da Escócia tinha seus malteses. Esta raça foi utilizada durante a criação do Yorkshire terrier.


Maltês 1Este cachorro é uma adorável companhia, muito adaptável ao estilo de vida do dono, sendo um bom cão de apartamento. Seu temperamento é calmo e terno, carinhoso e normalmente segue os donos por toda parte dentro de casa pois não gosta de ficar sozinho. Este raça não está entre as mais obedientes (59ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren), exigindo paciência e dedicação por parte do dono. O maltês não é a companhia mais recomendada para crianças pequenas, pois as brincadeiras das crianças podem machucá-lo ou incomodá-lo, contudo, crianças que saibam como lidar com cães deste tamanho podem conviver bem com o maltês.
Seu pêlo longo e sedoso precisa de cuidados diários para se manter bonito e evitar a formação de nós, Além de tosa regular para aparar pêlos muito longos ao redor do ânus e entre os dedos o que pode incomodar o cão ou dificultar sua higiene. Esta raça, assim como toda raça de pequeno porte deve manter uma boa higiene bucal para evitar a formação de tártaro nos dentes.

Responses

Leave a Response