Cão da Serra de Aires

domingo, 25 de julho de 2010 | Published in | 0 comentários

Também chamado de Pastor português da Serra de Aires, ou simplesmente de pastor português, ou de cão macaco, este cão é um excelente pastor e condutor de rebanhos muito raro fora de seu país de origem. Acredita-se que o Conde de Castro Guimarães teve grande influência na formação da raça devido a um casal de pastores de Brie que teriam sido importados por ele. Alguns acreditam que todos os pastores portuguêses são descendentes deste casal mas é mais provável uma mistura entre os pastores de Brie e pastores dos Pirinéus, assim como com o cão pastor catalão, provavelmente numa tentativa de aprimorar e adaptar o pastor dos Pirinéus ao clima da Serra de Aires.

 

pastor de aires 2É originalmente um cão do campo, mas mudanças na criação de rebanhos em Portugal, assim como sua substituição por raças estrangeiras mais populares fizeram com que perdesse espaço nas fazendas. Esta raça precisa de espaço e de exercício, como é um cão que late pouco pode viver bem em cidades desde que disponha do espaço necessário e que seja bastante exercitado pelo seu dono.
É uma raça muito rústica e resistente, com grande habilidade natural pra o pastoreio e a condução não somente de rebanhos de ovelhas mas de praticamente qualquer animal de fazenda, como cavalos, porcos gansos e etc. Não gosta de estranhos e é muito dedicado ao seu dono e ao rebanho que guarda.

Responses

Leave a Response