Cão Lobo de Saarloos

domingo, 25 de julho de 2010 | Published in | 0 comentários

As origens desta raça datam de 1930 (alguns registros falam da década de 20), quando o holandês, Leendert Saarloos, realizou cruzamentos entre um pastor alemão chamado “Gerhard van de Fransenum” e uma loba do zoológico “Blijdorp Zoo” de Rotterdam chamada de “Fleur“. Existem versões contraditórias sobre qual a subspécie de lobo Fleur pertenceria, alguns afirmam que se tratava de uma loba da Rússia (provavelmente canis lupus albus) enquanto outros acreditam que seria um exemplar de lobo canadense ( canis lupus occidentalis ou Canis lupus lycaon). Sua intenção era tornar seus cães mais resistentes contra doenças e problemas genéticos como a displasia. Leendert Saarloos trabalhou na criação da raça com a ajuda do geneticista holandês L. Hagendoorn até a sua morte em 1969, seu principal objetivo foi manter a saúde genética da raça e combater as carcterísticas selvagens dos lobos, objetivos que ele alcançou já que o Saarloos de hoje é um cão saudável e dócil, leal e devotado ao dono.

 
Saarloos 4Os filhotes do primeiro cruzamento realizado por Leendert Saarloos eram “cães-lobo” e não Saarloos, a partir destes filhotes é que a raça passou a ser selecionada só sendo reconhecida oficialmente em 1975 na Holanda e em 1981 internacionalmente. Antes de ser reconhecida esta raça recebia o nome cão lobo europeu, mudando para “Saarlooswolfhond” como uma homenagem ao seu criador que não viveu até ver a raça reconhecida na Holanda. Esta é uma raça que foi criada com objetivos definidos e com pesquisa genética, um cruzamento qualquer realizado entre um lobo e um pastor alemão não origina um Saarloos wolfhound. Atualmente a criação é rigidamente controlada para que o legado de seu criador não se perca com cruzamentos malfeitos.

São cães carinhosos e dóceis, de vontade forte e olfato muito desenvolvido. Muitos cães desta raça trabalham como cães guia de cego na Holanda, e a raça foi introduzida nesta função pelo próprio criador que acreditava no seu potencial como cão de serviço. devido ao seu olfato apurado também já foram treinados para as funções de cães policiais e cães de resgate mas nem todos os exemplares se mostraram aptos para a função de cão policial pois muitos não tinham a “ferocidade” necessária para atacar sob comando, o que os desqualificava para esta função, por isto pararam ser treinados nesta função. Os Saarloos são cães desenvolvidos para a companhia e não servem como cães de guarda, em geral são muito deseconfiados com estranhos mas nunca atacam ou demonstram agressividade contra eles, preferindo se afastar. São cães muito inteligentes, conhecidos por aprender rapidamente como fugir de cercados e como abrir portas, mas não são tão obedientes, ainda assim podem ser adestrados desde que o dono saiba como se impor ao cão, com paciência e que sua educação seja bastante precoce. Uma vez bem educados serão grandes cães de comanhia, inclusive para famílias com crianças já que o Saarloos é considerado bastante dócil e paciente, além disto estes cães gostam da convivência com outros cães ( famílias que têm outro cão em casa antes da chegada do saarloos consideram que ele aprende mais rapidamente as regras da casa e a obedecer os humanos ).

Saarloos 2Saarloos Wolfhounds são cães silenciosos, que latem pouco mas podem uivar ocasionalmente. Esta raça precisa de bastante espaço para se exercitar. É muito rústico, resistente e saudável, é uma raça ativa e cheia de energia, capaz de correr grandes distâncias sem se cansar. Seu pêlo não precisa de grandes cuidados bastando uma escovação ocasional para retirada de pêlos mortos, apenas durante o período da muda o pêlo deve ser escovado com bastante frequência. Apesar de ser uma raça bastante saudável, alguns exemlares já foram diagnosticados com atrofia progressiva da retina, um problema genético que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.
Os cães lobo de Saarloos, assim como todo cão lobo e como toda raça derivada de cão lobo, precisa ser muito socializado para não desenvolver desvios de comportamento. Esta não é uma raça recomendada para donos inexperientes.
Saarloos 3

Responses

Leave a Response