Lista de Raças - Spaniel Bretão

sábado, 24 de julho de 2010 | Published in | 0 comentários

 Spaniel Bretão

O spaniel Bretão, também conhecido como “Brittany” deve seu nome à região da “Bretanha” localizada no Norte da França. Estes cães eram criados desde a idade média para a caça de aves e é descendente do “Cão de Oysel”, uma variedade de cão desenvolvida na região de Callac, no centro da Bretanha, provavelmente aparentada com raças de perdigueiros alemães. Os cães de Oysel existentes na região foram cruzados com raças de cães de caça inglesas, como os pointers, setters e springers que foram deixados na França por caçadores ingleses principalmente no século XIX. A partir daí o brittany foi cada vez mais aperfeiçoado pelo criadores locais que apresentaram a raça pela primeira vez em 1896 em Paris e escreveram o seu primeiro padrão em 1908.


O spaniel bretão é um excelente caçador, possui um excelente olfato e desempenha as funções de apontador (pointer) e de recolhedor da presa (retriever) e caça bem em praticamente todos os tipos de terreno. Além disto, um outro diferencial da raça é seu tamanho reduzido, o spaniel bretão é a menor raça de cão de aponte reconhecida, seus adimiradores costumam dizer sobre ela:

spaniel bretão foto 2 

“Um máximo de qualidades em um volume mínimo”


spaniel bretão foto 3 Além de um grande caçador o spaniel bretão é dócil e dedicado ao seu dono, sendo uma excelente companhia, a raça possui um temperamento leal, sociável e bem equilibrado, ele é brincalhão e alegre sendo um ótimo companheiro para crianças. O spaniel bretão é muito inteligente e de fácil aprendizado (19ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren) e aprende rapidamente as regras da casa. A raça também costuma se destacar em atividades como agility e flyball.


Cães desta raça vivem bem espaços pequenos, inclusive apartamentos desde que possam se exercitar diariamente, caso sejam deixados sozinhos e sem exercício adequado dentro do apartamento podem se tornar problemáticos e desenvolver comportamentos destrutivos como roer para chamar a atenção ou para descarregar sua energia, mas se for exercitado adequadamente, com paseios diários e brincadeiras, será uma agradável companhia. Seu pêlo franjado deve ser escovado duas vezes por semana e os donos devem manter uma boa higiene das orelhas pendentes para evitar problemas de otite. A raça é rústica e resistente, sendo considerada bastante saudável, mas pode estar sujeita à incidência de alguns problemas auditivos, que podem ser evitados com a boa escolha do filhote e dos pais da ninhada.

Responses

Leave a Response